Início > RPG > Yes, nós temos RPG

Yes, nós temos RPG

Esse fim de semana fui a um encontro de RPG, e agora você me pergunta o que isso tem demais, já fui na RPGcon duas vezes, então pra que fazer post sobre isso? Porque dessa vez o encontro foi em Brasília e gente, foi super bacana.

Fui no encontro de RPG organizado pelo pessoal do D30 rpg (@D30rpg) com o tema de RPG indie. Até fiquei com pé atrás de ir, e não ser legal ou ser esquisito, ou de sei lá de ser sacaneada por não sacar nada de RPG indie. Mas o pessoal foi bem bacana, sabe aquela esquema? Não muita gente, mas todo mundo animado, povo super simpático, tentando fazer com que os intruso, nesse caso eu, se sentissem bem. Não sei por que, mas me lembrou um pouco cidade de interior, onde todo mundo já se conhecia, mas eles tentaram e conseguiram fazer com quem caísse de pára-quedas não ficassem isolados.

Sobre os jogos vi muitos sistemas que nunca tinha ouvido falar. Mas que pareciam ser bem divertidos. Pena que cheguei um pouco tarde não rolou de jogar coisas muito diferentes. Mas teve uma mesa onde o pessoal jogava com coelhos, Bunnies & Burrows, que pareceu bastante divertido. Além de um jogo que me chamou bastante atenção foi o Best friends, parece besta, mas tem cara de ser o tipo de jogo que tu passa o tempo todo rindo.

Acabei jogando uma partida de game of thrones, jogo de tabuleiro. O que não permitiu que desse pra jogar muito mais coisa, já que o jogo é bastante demorado. Mas sério. O jogo é muito legal. Mas ainda rolou de jogar uma partida, um pouco corrida, só pra variar um pouco, de fiasco.

Sobre o Game of thrones, o jogo é bem bacana, e pra variar joguei uma vez e mudaria uma ou duas regrinhas. É um jogo de estratégia, conquista, consolidação de território e diplomacia. Você joga com as casas que existem no livro, e vence quem conquista maior quantidade de castelos e/ou fortes antes do fim do jogo ou ao final do jogo. Sim, eu sei, a idéia de conquistar territórios lembra war, mas o jogo é bem mais elaborado que isso.

Há peças para batalhas navais uso de catapultas infantarias e cavalaria. Que somam com cartas na hora de decidir uma batalha. Como cada carta peça e cada carta possui um valor distinto, exige que o jogado tenha atenção e uma boa estratégia, sem contar um pouco de sorte, na hora de efetuar o ataque.

Além disso, a quantidade de peças que cada jogador pode ter é determinada pela quantidade de ‘mantimentos’ que cada jogador tem. E ainda existem cartas de eventos aleatórios que ocorrem durante o jogo.

Não é dos jogos mais complicados, dá pra entender bem as regras já na primeira partida, e permite jogar de 3 a 5 jogadores. E é super recomendável jogar com 5 jogadores. É um jogo que vale a pena ter.

Sobre Fiasco, joguei pela primeira vez na rpgcon. É um jogo onde a eventualmente você vai se dar mal, e gente isso é super divertido. É um jogo simples de RPG onde todo mundo interage com todo mundo. E todos se ferram juntos, tá nem sempre. A mecânica do jogo é simples. É só escolher um cenário, rolar alguns d6, escolher as relações entre os jogadores.

Pra quem se interessar no site do retropunk é possível comprar o jogo Fiasco, tanto na versão impressa quanto apenas o pdf. E gente, eu super aceito um de presente de aniversário. E o pessoal do D30 rpg tem um post bem melhor com um meu junto com um áudio do jogo. Recomendo passar por lá.

E pra quem mora no quadradinho e achou interessante a idéia, vai ter outro encontro com temática jogos de horror pelo mês de outubro. Quando souber direitinho data, horário e local passo aqui pra divulgar.

Em tempo: Falando em rpg indie ganhei um livro de Old Dragon em promoção no twitter, sim algumas parecem ser de verdade. Quando terminar de ler eu passo aqui e conto o que achei.

Anúncios
  1. Agosto 10, 2011 às 8:36 pm

    Oi Júlia,

    Adorei seu post e saiba que será sempre bemvinda em nossos Encontros D30. Aquela nossa mesa de Fiasco foi osso duro de roer, mas acredito que nosso grupo se divertiu bastante apesar da complexidade daquele playset. Me desculpe a distração já na fase final do jogo, mas é que meio que me distraia coma minha pequena berserker.

  2. Agosto 10, 2011 às 10:44 pm

    Parece que ter ido pra SP pra conhecer alguem de brasilia rendeu bastante!!!

    Muito boom o post Júlia e fico feliz por ter gostado do evento!!

    Grande abraço e depois diz qndo que vc vai mestrar esse Old Dragon que eu já to na mesa!!!!

  3. Agosto 11, 2011 às 9:50 am

    Bem vinda Julia e volte sempre!

    O clima de descontração que vc citou é o que mais me agrada. Nada melhor que Jogar rpgs com amigos e nos encontros todo mundo é amigo! Nesses tempos da digitalização, onde as interações sociais são cada vez mais raras, nosso objetivo é mostrar que RPG é um hobby sadio e divertido, que reune as pessoas para passar ótimos momentos, recomendado para toda família!

    Bem vinda novamente! E considere a possibilidade de mestrar pra gente! =D

  4. tae
    Agosto 12, 2011 às 3:28 pm

    ai que curiosidade de jogar game of thrones!

  5. Agosto 18, 2011 às 6:56 am

    Muito bom ter gente nova participando e falando sobre os encontros. Saiba que será sempre benvinda….

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: