Expectativas

Todo casal quando engravida tem a expectativa que seu bebê seja saudável, e quando ele nasce eles esperam que o bebê cresca, e se ele cresce esperam que ele faça amigos, e quando ele os faz esperam que eles sejam bons, e se eles forem esperam que ele encontre uma garota especial, e se quando ele encontra esperam que ele não abadone os estudos, e quando ele não abadona esperam que ele consiga um emprego bom, e quando consegue esperam que ele ganhe muito dinheiro, e quando ele ganha esperam que ele se case logo e que tenha netos, e quando ele tiver filhos esperam que ele não tenha tantas preocupações quanto eles.

E o ciclo se repete, durante toda a vida somos pressionados para que nos comportemos de uma certa forma, e as preocupações só aumentam com a idade. Quando somos muito jovens os pais só querem que os filhos aprendam matemática e que tenham a letra bonita, aí chega o fatídico dia que você termina o colegial e tem que decidir o que vai fazer pelo resto da vida aos 17 anos. Como se não bastasse o auto conhecimento necessário para que você escolha algo que realmente te faça feliz, ainda temos um batalhão querendo decidir a sua vida por você.

Quando você decide e acha que finalmente acabou, algo acontece e você começa a perceber que nunca vai ser o bastante.

Outro dia eu estava em um carro com minha madrinha e o marido dela. Meu irmão tinha acabado de embarcar para uma viagem de estudos. Foi um problema de comunicação, mas meu tio deu a entender que eu era a pessoa de menos capacidade da família para uma viagem de estudos no exterior, mas não importa, o que importa foi a piadinha que eu fiz sobre o assunto. Eu falei “Estou acostumada a ninguém esperar nada de mim mesmo.”

Claro que eu menti.

Minha mãe me criou para ser uma patricinha, o que eu assumo, falhei de forma épica. Eu passei por tantas fases estranhas que é até uma vitória eu ter chegado neste nível gordinha meio nerd. Nada do que foi sonhado pra mim aconteceu, não sou magra, arrumadíssima, formada em veterinária e não estou namorando um jovem alto, bonito e  bem sucedido.

É claro que a maior expectativa que nossos pais tem é que nós sejamos felizes, mas será que eles se dão conta da pressão que eles  jogam nas nossas costas?

Desde muito nova eu fui carregada de expectativas e eu alcancei todas elas, sempre fui muito estudiosa, trabalho desde muito cedo, sei conversar e já fui tão descrita como “uma pessoa extremamente sensata” que chega a ser irritante. Dei o passo extra e persisti quando não tinha mais forças tantas vezes que eu não sei mais onde está meu limite, simplemente tento me superar.

E pra quê?

Claro que estou orgulhosa da minha capacidade e de tudo que eu consegui até hoje, com certeza, mas, sinceramente, eu não sei se por ter feito tudo isso eu sou mais feliz.

Aí é nesse dia que você acorda e sabe que tem que rever as suas prioridades.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

