Expectativas

Todo casal quando engravida tem a expectativa que seu bebê seja saudável, e quando ele nasce eles esperam que o bebê cresca, e se ele cresce esperam que ele faça amigos, e quando ele os faz esperam que eles sejam bons, e se eles forem esperam que ele encontre uma garota especial, e se quando ele encontra esperam que ele não abadone os estudos, e quando ele não abadona esperam que ele consiga um emprego bom, e quando consegue esperam que ele ganhe muito dinheiro, e quando ele ganha esperam que ele se case logo e que tenha netos, e quando ele tiver filhos esperam que ele não tenha tantas preocupações quanto eles.

E o ciclo se repete, durante toda a vida somos pressionados para que nos comportemos de uma certa forma, e as preocupações só aumentam com a idade. Quando somos muito jovens os pais só querem que os filhos aprendam matemática e que tenham a letra bonita, aí chega o fatídico dia que você termina o colegial e tem que decidir o que vai fazer pelo resto da vida aos 17 anos. Como se não bastasse o auto conhecimento necessário para que você escolha algo que realmente te faça feliz, ainda temos um batalhão querendo decidir a sua vida por você.

Quando você decide e acha que finalmente acabou, algo acontece e você começa a perceber que nunca vai ser o bastante.

Outro dia eu estava em um carro com minha madrinha e o marido dela. Meu irmão tinha acabado de embarcar para uma viagem de estudos. Foi um problema de comunicação, mas meu tio deu a entender que eu era a pessoa de menos capacidade da família para uma viagem de estudos no exterior, mas não importa, o que importa foi a piadinha que eu fiz sobre o assunto. Eu falei “Estou acostumada a ninguém esperar nada de mim mesmo.”

Claro que eu menti.

Minha mãe me criou para ser uma patricinha, o que eu assumo, falhei de forma épica. Eu passei por tantas fases estranhas que é até uma vitória eu ter chegado neste nível gordinha meio nerd. Nada do que foi sonhado pra mim aconteceu, não sou magra, arrumadíssima, formada em veterinária e não estou namorando um jovem alto, bonito e  bem sucedido.

É claro que a maior expectativa que nossos pais tem é que nós sejamos felizes, mas será que eles se dão conta da pressão que eles  jogam nas nossas costas?

Desde muito nova eu fui carregada de expectativas e eu alcancei todas elas, sempre fui muito estudiosa, trabalho desde muito cedo, sei conversar e já fui tão descrita como “uma pessoa extremamente sensata” que chega a ser irritante. Dei o passo extra e persisti quando não tinha mais forças tantas vezes que eu não sei mais onde está meu limite, simplemente tento me superar.

E pra quê?

Claro que estou orgulhosa da minha capacidade e de tudo que eu consegui até hoje, com certeza, mas, sinceramente, eu não sei se por ter feito tudo isso eu sou mais feliz.

Aí é nesse dia que você acorda e sabe que tem que rever as suas prioridades.

Anúncios
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: